Carnaval de Rua afeta trânsito em trechos da Avenida Liberdade e outras quatro ruas entre sexta-feira e sábado; confira os pontos de bloqueio

Com informações de prefeitura de Santa Maria

Carnaval de Rua afeta trânsito em trechos da Avenida Liberdade e outras quatro ruas entre sexta-feira e sábado; confira os pontos de bloqueio

Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

Evento será na Avenida Liberdade, entre as ruas Lucídio Gontan e dos Andradas

Equipes da prefeitura já trabalham na organização da retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria, que ocorre neste sábado (28), na Avenida Liberdade, entre as ruas Lucídio Gontan e dos Andradas, sentido Norte-Sul, no Bairro Passo D’Areia. Os preparativos e a montagem da estrutura começam nesta sexta-feira (27), a partir das 8h. Em razão do desfile dos cinco blocos e das sete escolas de samba, haverá outras intervenções no trânsito em vias próximas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A estrutura do evento tem o apoio da prefeitura e contará com 64 banheiros químicos, sendo quatro para Pessoa com Deficiência (PcD), gradis para delimitar a área do público que for assistir à programação, holofotes, sonorização e câmeras de monitoramento. Auxiliarão na segurança agentes da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito, ambas vinculadas à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e da Brigada Militar.

A Liga das Escolas de Samba de Santa Maria (Liessma) é a responsável pela organização da área de alimentação, que ficará concentrada na Praça General Osório, conhecida como Praça do Mallet. A Liga das Escolas de Samba, em acordo com a Prefeitura, lançou um Edital de Chamamento Público para a concessão de Permissão de Uso de Espaço Público.

O Carnaval de Rua de Santa Maria é uma realização da prefeitura de Santa Maria, da Liessma e da Associação dos Blocos de Carnaval. O evento conta com o apoio da Frente Parlamentar da Retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria, presidida pelo vereador Sergio Cechin. Através de uma emenda parlamentar, o vereador destinou R$ 20 mil para o Carnaval.


Serviço

Quando: sábado (28)

Onde: Avenida Liberdade, entre as ruas dos Andradas e Lucídio Gontan, Bairro Passo D’Areia

Horário: a partir das 18h (desfile de cinco blocos) e a partir das 20h (desfile das sete escolas de samba)

Evento gratuito: leve sua cadeira para assistir os desfiles


Ordem do desfile

Blocos, a partir das 18h:

  1. Bloco Bebedores da Baixada
  2. Bloco das Poderosas
  3. Bloco Audaciosos
  4. Bloco Loucos do Sopé
  5. Bloco Tribo da Folia


Escolas de samba, a partir das 20h:

  1. Mocidade Independente das Dores
  2. Barão de Itararé
  3. Unidos de Camobi
  4. Unidos do Itaimbé
  5. Arco-Íris
  6. Império da Zona Norte
  7. Vila Brasil


Intervenções no trânsito

Sexta-feira (27)

A partir das 8h até o final do evento, na madrugada de domingo (29):

  • Bloqueio total na Avenida Liberdade, entre as Ruas Lucídio Gontan e dos Andradas, sentido Norte-Sul. No trecho, será montada a estrutura para a realização do Carnaval de Rua 2026, onde ocorrerá o desfile de cinco blocos e de sete escolas de samba neste sábado (28), a partir das 18h. O desfile será na via da esquerda, no sentido Sul-Norte, junto à praça.

A partir das 18h até por volta das 22h:

  • Bloqueio total na Rua dos Andradas, entre a Avenida Liberdade e a Rua Marechal Hermes. Acesso somente para moradores;
  • Bloqueio total na Avenida Liberdade, entre as ruas Lucídio Gontan e dos Andradas, sentido Norte-Sul, será realizado o ensaio técnico das escolas de samba, às 20h.

Das 23h59min de sexta-feira até o final do evento na madrugada de domingo (29):

  • Serão retirados os estacionamentos na Avenida Liberdade, em ambos os sentidos, entre as ruas Venâncio Aires e Lucídio Gontan; e na Rua dos Andradas, entre a Avenida Independência e a Rua Marechal Hermes.


Sábado (28)

Das 17h até o final do evento, bloqueio total nos seguintes trechos:

  • Avenida Liberdade, entre as ruas Venâncio Aires e Ernesto Beck, nos dois sentidos;
  • Rua dos Andradas, entre as avenidas Independência e Liberdade (concentração das escolas);
  • Rua dos Andradas, entre a Avenida Liberdade e a Rua Marechal Hermes (concentração das escolas);
  • Rua Silva Jardim, entre as avenidas Independência e Liberdade;
  • Rua Lucídio Gontan, entre as avenidas Independência e Liberdade;
  • Rua Lucídio Gontan, entre a Avenida Liberdade e a Rua Marechal Hermes;
  • Rua Daudt, entre a Rua Marechal Hermes e a Avenida Liberdade;
  • No trecho da Avenida Liberdade será realizado o Carnaval de Rua 2026, com o desfile de cinco blocos a partir das 18h, e o desfile das sete escolas de samba a partir das 20h. O desfile será na via da esquerda, no sentido Sul-Norte.

Obs: As vias estarão sinalizadas e monitoradas por agentes da Superintendência de Trânsito e da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e Brigada Militar.


Confira o mapa do Carnaval

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carnaval de Rua afeta trânsito em trechos da Avenida Liberdade e outras quatro ruas entre sexta-feira e sábado; confira os pontos de bloqueio Anterior

Carnaval de Rua afeta trânsito em trechos da Avenida Liberdade e outras quatro ruas entre sexta-feira e sábado; confira os pontos de bloqueio

Passagem inferior da Urlândia entra na fase final e rua próxima receberá asfalto; saiba qual é e quando será entregue Próximo

Passagem inferior da Urlândia entra na fase final e rua próxima receberá asfalto; saiba qual é e quando será entregue

Geral